quinta-feira, 30 de junho de 2016

Frases

"As bolhas e os calos nos pés da bailarina, me ensinam que a arte de viver é perseverar em aprender a voar."
 - Aimara Maia


Sobre por a ponta rápido..

Se você achava que era rápida..  Hahahaha


Mimos da Bailarina

Olá bailarinos,

 É bem comum recebermos presentinhos inspirados no ballet. Colares, enfeites, livros, roupas, enfim uma infinidade de itens bailarinísticos. Estes dias fui presenteada com um mimo tão fofo quanto o babyclass, um porta jóias em mdf, todo cheio de glitter, com renda e cristaizinhos. Um amor!


A caixinha foi feita pela Artes da Teka.



quinta-feira, 23 de junho de 2016

Frases

" A dança é a linguagem escondida da alma."
 - Martha Graham


Frases

"O corpo do bailarino é simplesmente a manifestação luminosa da alma." 
- Isadora Duncan


Prova de Habilidades Específicas - Unicamp




Em novembro de 2015, prestei o vestibular da Unicamp, (Universidade Estadual de Campinas), para dança. Felizmente fui aprovada para a 2ª fase do vestibular. Já em janeiro, após 3 dias de provas sobre língua portuguesa, literatura, matemática, química, física, biologia, geografia e duas redações tivemos a prova de habilidades específicas.

A prova era no campus da Unicamp, e se dava em dois dias. No primeiro apresentávamos um solo, baseado na obra de Villa -Lobos. O estilo era livre, tal qual o figurino e a escolha da música.
Escolhi Valsa da Dor, a coreografia tinha que ter no máximo 3 minutos. A principio fiquei bem nervosa, não sabia o que esperar. Ao chegar na sala, encontrei mais 20 bailarinos, (as provas ocorreram em 4 dias, com 4 turmas), todos aguardando sua vez de dançar.

A audição era feita numa outra sala, onde havia apenas a banca, um músico e você. Possuía uma boa estrutura, era grande, com piso flutuante, barras, iluminação cênica e alguns instrumentos ao fundo.
Não me lembro com certeza, mas a banca parecia ser formada por 5 pessoas para mais. Tudo bem simples, dizia seu nome e qual obra de Villa-Lobos você iria apresentar. Terminada a coreografia, voltávamos a sala e aguardávamos mais uma vez, para depois irmos embora, sem qualquer feedback.
Um dia depois retornávamos à Campinas para o segundo dia de prova, este já mais tranquilo. Após alguns minutos fomos levados para a mesma sala onde havíamos nos apresentado dois dias antes.

Uma professora começou a aula, tínhamos que pisar em pedras de diferentes tamanhos e sentir nossos pés, e andar logo em seguida sentindo cada parte, calcanhar, dedos, laterais. Feito isso, amarramos tecidos ao nosso quadril, o exercício era sentir o peso a importância do quadril. Após alguns exercícios mais, passamos para outra professora, esta mais clássica, fizemos algumas sequências no centro. Enfim a terceira professora assumiu, trazendo uma proposta totalmente contemporânea, um de seus exercícios era derreter no chão, sim derreter rsrs... Em seguida trabalhamos em dupla, realizando sequências com tudo que vimos durante a aula-teste. Voltamos a sala anterior e logo em seguida fomos dispensados.

Somente em fevereiro saiu o resultado dos aprovados, infelizmente não fui aprovada, porque não fui muito bem nas matérias de exatas, mas no que diz respeito a dança, consegui ficar alguns pontos acima da média, o que achei sensacional. Enfim, a experiência foi ótima, tive contato com técnicas e movimentos até então desconhecidos por mim. Desejo sorte a quem for tentar o vestibular e qualquer dúvida ficarei feliz em ajudar.
Até mais. :)

Ballet 422


Sempre teve curiosidade de saber como as grandes companhias criam seus ballets? O documentário Ballet 422 retrata o processo de montagem de uma nova peça, que tem como coreógrafo Justin Peck, um dos primeiros bailarinos do New York City Ballet, que tem apenas 25 aninhos.
O documentário mostra cenas da criação da coreografia, ajustes de iluminação, maquiagem e montagem de figurinos, orquestra e escolha das músicas. É de um todo muito interessante, além de possuir uma excelente fotografia.





 E você, já assistiu? Gostou?

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Repertório: O Quebra-Nozes


O Quebra-Nozes (1892)

  • 2 atos; 5 cenas; epílogo;
  • Coreografia original de Marius Petipa;
  • Música composta por Pyor Ilyich Tchaikovsky;
  • Libreto por Lev Ivanov;
  • Estreia no Teatro Mariinsky- St. Petesburgo em 17 de dezembro de 1822;
  • Baseado no conto infantil de E.T.A. Hoffmann;
  "A história se passa durante o Natal. Jans Stahlbaum, prefeito da cidade e também um respeitado médico, oferece aos amigos e familiares uma inesquecível festividade natalina.

Clara e Fritz, seus filhos, estão ansiosos pelos presentes que irão receber. O padrinho da menina, Drosselmeyer, chega um pouco atrasado, aumentando o suspense das crianças. Ele distribui presentes para todos, e reserva à afilhada uma dádiva especial, um quebra-nozes, que deixa a garota encantada. O boneco traja uniforme de soldado, e chama a atenção de Fritz.

O menino logo arrebata o brinquedo da irmã e, desajeitado, o quebra, deixando Clara desolada. Nem a neve, que confere um ar mágico a esta noite, é capaz de consolar a pequena. Mesmo assim seu padrinho lhe garante que tudo será resolvido. A festa chega ao final e os convidados vão para suas casas.

Clara também vai dormir, mas subitamente ela desperta e percebe que seu Quebra-Nozes encantado agora adquiriu vida própria. Mas a alegria não dura muito; de todas as partes surgem ratos terríveis, liderados pelo Rei dos Ratos. O brinquedo animado imediatamente enfrenta este exército, defendendo a menina. Os animais são derrotados e levam embora o rei ferido.

Logo depois um antigo encanto se rompe e o Quebra-Nozes vira um príncipe, que parte ao lado de sua nova amiga, viajando por uma paisagem mágica, a Terra da Neve, na qual se deparam com flocos de neve que bailam. Depois vão para a Terra dos Doces, sendo recepcionados pela Fada Açucarada e seus companheiros, Chocolate Quente da Espanha, Café da Arábia, Chá Chinês, Pirulitos, Marzipans, Mamãe Bombom e seus polichinelos,  e Gotas de Orvalho com suas Guirlandas de Flores.

Neste reino encantado o outrora Quebra-Nozes narra suas desventuras; ele e Clara são recompensados, ao fim da história, com diversas delícias oferecidas pelos simpáticos personagens. Eles também dançam para os dois. No final, Clara desperta e então se dá conta de que tudo não passou de um sonho. Mas os feitos extraordinários vividos nesta Noite de Natal, mesmo no universo da imaginação, permanecerão para sempre em sua memória." 

( Fonte: http://www.vetorial.net/~mmartinatto/links/rep/quebranozes.htm)

Pontos Altos

Variação Fada Açucarada

Nina Kaptsova - Bolshoi 2010

Valsa das Flores 



 Mariinsky- 2012

Flocos de Neve
Royal 

Frases

"A alma de uma bailarina é feita de poesia." 

Jakee Labadessa

Tendência: Unha Ballerina

A febre das unhas decoradas continua a todo vapor. A nova queridinha é a nail art Ballerina, um formato mais fino, no modelo Stiletto, mas com as pontas quadradas, o que faz lembrar as sapatilhas de ponta.
A nova onda tem agradado muitas meninas que já aderiram a moda bailarina.
E você curtiu? :) 

As fotos foram retiradas da internet.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Coleção Urban Ballet - O Boticário

Este mês O Boticário lançou sua nova coleção de produtos, Urban Ballet, inspirada nas bailarinas modernas, trazendo a ideia "delicadamente marcante" de uma bailarina na metrópole.
Toda a coleção tem detalhes que remetem ao ballet, como um blush com desenho de fitas e um batom em formato de sapatilha de ponta. Uma graça! #JáQuero


domingo, 21 de fevereiro de 2016

A Ballerina's Tale


Lançado em outubro de 2015, A Ballerina's Tale, (Um Conto de Bailarina), é um documentário sobre a vida de Misty Copeland, atualmente primeira bailarina do American Ballet Theatre. Abordando o início de sua carreira, as dificuldades encontradas como o fato de ser a primeira bailarina negra ao chegar a este posto no ABT, e a cirurgia na tíbia que quase terminou sua carreira até o ápice com sua contratação como Prima. O documentário traz também depoimentos de Raven Wilkinson, uma das primeiras bailarinas negras a integrar uma grande companhia.
 O canal Sundance transmitiu o documentário durante o mês de fevereiro, mas você também pode compra-lo pelo Itunes enquanto não chega aos Dvd's. 
É um trabalho brilhante, muito bem feito. Vale a pena assistir. ;)





Flesh and Bone

Olá Bailarinos,

Quem ai já ouviu falar de Flesh and Bone? Lançada em novembro de 2015, pelo canal americano Starz, a série conta a história de Claire, (Sarah Hay) uma bailarina recém aceita na ABC, American Ballet Company, porém dona de um passado conturbado e mal resolvido ela tenta equilibrar seus conflitos, que não são poucos. O estresse diário de uma grande companhia, a inveja das outras bailarinas, distúrbios alimentares e traumas são alguns dos temas que formam o plano de fundo de Flesh and Bone.
Entretanto a série mostra um lado mais pesado, portanto não é recomendada para menores de 16 anos. Foi indicada para Melhor Minissérie do Globo de Ouro de 2016 e também para o WGA Awards 2016. A série possui apenas 1 temporada com oito capítulos e você pode assisti-la online.




                                                         
 
                                                                               Boa série! ;)